III Mostra Cultural - MPB/2010 |
COLÉGIO ESTADUAL “IVO DE MORAES CAJANGO”
III Mostra Cultural – MPB
Equipe Gestora, Professores e Funcionários
“A música como principal expressão da cultura brasileira.”
SANTA RITA DO ARAGUAIA-GO/2010
OBJETIVO GERAL
Desenvolver o ensino conceitual da música como matéria importante, que reflete na melhoria da disciplina e na auto-estima dos alunos, ampliando o conhecimento dos alunos sobre a cultura brasileira promovendo assim o trabalho colaborativo, pois a música geralmente é uma arte. Perceber a riqueza do patrimônio cultural brasileiro e sua importância no contexto internacional, já que a MPB é reconhecida e aplaudida em diversos países
DESENVOLVIMENTO
Durante uma semana todas as turmas trabalharam a Interdisciplinaridade – História, geografia, matemática, português, literatura, ciências, folclore, religião, teatro, dança, artes plástica e culinária, foi trabalhado também os temas transversais – Miscigenação e a formação cultural do povo brasileiro, Os principais ritmos e gêneros musicais brasileiros, mostrando as diferentes regiões do país, diversos eventos históricos e a cultura de massas. O encerramento foi com dramatizações, danças, comidas, músicas exposições de cartazes em fim de todos os trabalhos inspirados na MPB. O evento foi aberto a toda a família e comunidade em geral.
AVALIAÇÃO
A avaliação final de cada matéria deve levar em conta os trabalhos apresentados durante o encerramento do projeto que aconteceu no primeiro bimestre. O resultado foi satisfatório, pois os alunos conheceram um pouco da MPB de tempos atrás sendo que a música se relaciona com as pessoas e o meio onde vivem. Portanto, o projeto ofereceu oportunidades múltiplas para os alunos ouvirem a MPB de hoje reflete na melhoria da disciplina e na auto-estima dos alunos, ampliando seus conhecimentos.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
PROJETO: “MÃES”
Renilda Maria de Araújo Fraga
Adenilda dos Santos Amorim
SANTA RITA DO ARAGUAIA – GO
MAIO - 2010
PROJETO: “POESIA - MÃES”
Projeto desenvolvido para os alunos do 5° ano “B”, turno vespertino, no Col. Estadual Ivo de Moraes Cajango, na cidade de Santa Rita do Araguaia, como um dos instrumentos de ensino para o ano de 2010, que contribuirá para o desenvolvimento do aprendizado dos alunos.
SANTA RITA DO ARAGUAIA – GO
MAIO - 2010
Não existe palavra mais aconchegante que Mãe, pois representa vida e amor.
Renilda
SUMARIO
1 - IDENTIFICAÇÃO 05
2 - JUSTIFICATIVA 06
3 - OBJETIVOS 07
3. 1– OBJETIVO GERAL 07
3. 2 – OBJETIVO ESPECÍFICOS 07
4 – DISCIPLINAS ENVOLVIDAS 08
4. 1 - CONTEÚDOS 09
5 – DESENVOLVIMENTO 10
6 – RECURSOS MATERIAIS 11
8 – AVALIAÇÃO 12
9 – BIBLIOGRAFIA 13
1 – IDENTIFICAÇÃO
1.1 - Município: Santa Rita do Araguaia – GO
1. 2- Subsecretaria: Mineiros
1.3 – Escola: Colégio Est. “Ivo de Moraes Cajango”
1. 4 – Executora do projeto
Professora Regente: Adenilda dos Santos Amorim
Dinamizadora LIED: Renilda Maria de Araújo Fraga
1.5 - Participantes:
30 alunos;
1 Professora;
1 Dinamizadora do LIED
1.6 – Projeto: POESIA - MÃES
1.7 – Duração: 1 semana
1.8 – Local de Desenvolvimento: Col. Est. “Ivo de Moraes Cajango”.
2 – JUSTIFICATIVA
Este projeto tem como objetivo desenvolver nos alunos o papel de leitores e escritores, uma vez que os mesmos sentem-se atraídos por poesias externando emoções e sentimentos através de recursos expressivos e de estilo da linguagem poética.
As poesias possibilitam aos alunos refletirem não somente sobre os conteúdos, como também a forma, aos aspectos sonoros da linguagem, como ritmo e rimas, além das questões culturais e efetivas envolvidas. E como maio é o mês das mães, o projeto proporcionará aos alunos a oportunidade de expressar suas emoções através de poesias homenageando suas mães.
3 – OBJETIVOS:
3.1– Objetivo Geral:
Desenvolver uma pratica pedagógica para motivar os alunos a desenvolverem a leitura e a escrita de poesias, favorecendo a aprendizagem de forma fecundo e inovadora, buscando a participação e colaboração dos alunos nas atividades propostas, além de desenvolver o verdadeiro sentimento de amor fraternal.
3.2– Objetivos Específicos:
- Selecionar diferentes materiais, onde as crianças possa interagir e estabelecer relação diretas de contato com a leitura de poesia ambiente
- Escutar poemas lidos, apreciando a leitura feita pela educadora;
- Organizar o espaço da sala de forma que as crianças sintam-se convidadas a ocupar o papel de leitoras
- Utilizar o LIED como um dos instrumentos de desenvolvimento para a escrita de poesias.
4 – DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
- Língua Portuguesa
- Educação Religiosa
5 – CONTEÚDOS
- Leitura e escrita de poesia
6 – DESENVOLVIMENTO
A professora iniciara com uma conversa informal sobre o amor e o respeito que devemos ter com a família e em especial com as mães.
Levará para a sala, livros de poesias para leitura, utilizando estratégias de tal leitura como mecanismo de interpretação e preparação para escrita de sua própria poesia no Laboratório de Informativa, que acontecerá no contra turno, com a Dinamizadora Renilda, a qual, acompanhará o desenvolvimento e a criatividade dos alunos, auxiliando que os que estarão com dificuldades. Ao termino, as poesia serão impressas em chamex colorido para confecção de mural, que estará exposto no dia do café da manhã, (08/05/2010) a qual a escola proporcionará para homenagear as mães.
7 - Recurso Metodológico:
- Livros poesias
- LIED/ Br/Office/Impress
- Cartolinas
- Revistas
- Chamex
8 – AVALIAÇÃO
Será feita através da observação e da criatividade na escrita das poesias.
10 – BIBLIOGRAFIA
Bandeira, Manuel, 1886/1968.
Manoel Bandeira – 50 poemas escolhidos pelo autor
Coordenação Editorial: Augusto Massi
2 Ed; são Paulo: Cosac Naify, 2006
Meireles, Cecília, 1901/1964
Poesia Completa, Volume 4/ Cecília Meireles. / Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
Coralina Cora, 1889-1985
Meu Livro de Cordel/Cora Coralina - 9 edição - São Paulo:
Global, 2001